Práticas Laboratorias em Biologia Vegetal

Início » AULA 22 – CONSTRUINDO UM JOGO DE DOMINÓ

AULA 22 – CONSTRUINDO UM JOGO DE DOMINÓ

Introdução

É consenso entre professores e alunos, que a fisiologia vegetal seja um assunto um tanto quanto complicado e dificultoso de entendimento. Não apenas pela sua complexidade, mas pela natureza bioquímica com que os processos ocorrem. Os alunos, de modo geral, não gostam de bioquímica e por isso também não gostam de fisiologia vegetal. Essa prática vem ao encontro desses alunos, pois auxilia na compreensão de assuntos complexos como fotossíntese e respiração de uma maneira lúdica e divertida. A ideia da presente prática é auxiliar professores de ensino fundamental e médio a ensinarem fotossíntese e respiração sem ter que obrigá-los a decorar uma porção de nomes complicados.

______________________________________________________________________________________________

Objetivo específico desta aula

Montar um jogo didático com assuntos natos de fisiologia vegetal para que o ensino seja algo mais prático e divertido.

______________________________________________________________________________________________

Procedimentos e Resultados esperados

Primeiramente o aluno será convidado a trazer de casa figuras que envolvam fotossíntese e respiração. Figuras como cloroplastos, ciclos, estômatos, folha e outros são encorajados. Os materiais devem vir com 7 repetições. Caso não se consiga as 7 repetições vale aqui usar a técnica de fotocopiar as imagens ou imprimir da internet figuras repetidas (Figura 1).

fig_1

Figura 1. Figuras que podem ser usadas para a montagem do jogo

Caso for imprimir figuras da internet, recomenda-se que elas estejam com fundo vazado para permitir que os alunos possam usar sua criatividade e pintar os esquemas, aproveitando o momento para melhorar ainda mais o conhecimento das estruturas.

Após obter as figuras, com as 7 repetições necessárias para o jogo, deve-se colá-las individualmente num molde retangular medindo 5 cm x 2,5 cm. O jogo conterá, então 28 peças, com 7 figuras diferentes e 7 repetições de cada figura (Figura 2 e Figura 3). O molde de 5 cm x 2,5 cm equivalem ao tamanho oficial de uma peça de dominó, mas o tamanho da peça pode ficar a critério do professor.

fig_2

Figura 2. Molde para montagem das peças de dominó. O professor deverá fornecer estas peças.

fig_3

Figura 3. Esquema mostrando a montagem do jogo

Com as figuras todas coladas no molde, passa-se, então para o suporte para as peças de dominó. Os moldes podem ser feitos em papelão, isopor, EVA, madeira ou qualquer outro material que seja resistente e permita seu corte.

Ao final teremos então o jogo contendo as 28 peças de cada assunto, fotossíntese ou respiração.

Bom jogo!


Avançar para a próxima aula prática                                                Retornar a prática anterior                            Retornar ao início do capítulo
%d blogueiros gostam disto: