Práticas Laboratorias em Biologia Vegetal

Início » Aula 49 – EFEITO DA ATMOSFERA MODIFICADA E DO PROCESSAMENTO MÍNIMO NA CONSERVAÇÃO DE HORTALIÇAS

Aula 49 – EFEITO DA ATMOSFERA MODIFICADA E DO PROCESSAMENTO MÍNIMO NA CONSERVAÇÃO DE HORTALIÇAS

Introdução

Os alimentos minimamente processados (AMP) são aqueles que, após colhidos, são submetidos a operações de limpeza, lavagem, seleção, descascamento, corte e embalagem, e normalmente comercializados em bandejas de isopor envoltas em filmes plásticos (Figura 1).

fig_1

Figura 1. Alimentos minimamente processados encontrados nos supermercados

Os danos mecânicos causados pelo processamento mínimo promovem aumento de processos metabólicos como a atividade respiratória e a produção de etileno, levando à perda na qualidade e redução na vida útil, em relação ao mesmo produto não processado. Dentre as técnicas frequentemente utilizadas para prolongar a vida útil dos AMP está a atmosfera modificada (AM). A modificação da atmosfera ao redor do AMP com o uso de filmes plásticos proporciona uma microatmosfera no interior do plástico, com umidade relativa e concentração de CO2 maiores e concentração de O2 menor que as do meio externo, o que minimiza a intensidade dos processos metabólicos, evitando a rápida deterioração.


Objetivos específicos desta prática

Avaliar o efeito da AM, associada à refrigeração, na conservação da couve minimamente processada;

Avaliar o efeito da AM, com e sem refrigeração, na conservação de caqui ou morango;

Relacionar essas tecnologias com o metabolismo pós-colheita desses materiais;

Revisar conceitos relacionados ao conteúdo.


Procedimentos

Efeito do processamento mínimo sobre a vida útil pós-colheita de couve

Precisamos reservar 12 folhas recém-colhidas de couve e separar dois lotes com seis folhas cada (Figura 2).

Fig_2.jpg

Figura 2. Materiais reservados para a prática


Em um dos lotes manter as folhas inteiras (Lote 1), em outro lote picar a couve em tirinhas de aproximadamente 3 mm (Lote 2) (Figura 3).

Fig_3.jpg

Figura 3. Couve inteira (A) e picada (B) para a prática


Separar o lote de folhas picadas em duas porções, de modo que se obtenha duas porções de folhas inteiras e duas porções de folhas picadas, para serem submetidas às seguintes situações: (i) folhas inteiras acondicionadas em bandejas de isopor e envoltas em filme plástico (ii), folhas picadas e acondicionadas em sacos plásticos (iii) folhas picadas acondicionadas em bandeja de isopor e envoltas em filme plástico (iv(Figura 4).

Fig_4.jpg

Figura 4. Formas de acondicionar a couve: folhas inteiras acondicionadas em sacos plásticos (A), folhas inteiras acondicionadas em bandejas de isopor e envoltas em filme plástico (B), folhas picadas e acondicionadas em sacos plásticos (C) folhas picadas acondicionadas em bandeja de isopor e envoltas em filme plástico (D)

Na sequência, pese as bandejas e anote os pesos. Depois, leve o material para a gaveta inferior da geladeira, onde deve ser mantido por sete dias (Figura 5).

Fig_5.jpg

Figura 5. Acondicionamento dos materiais na geladeira

Após 7 dias, retirar da geladeira, pesar novamente e analisar visualmente o aspecto geral dos materiais acondicionados. Anotar as diferenças entre as quatro condições avaliadas. Discutir os resultados com os demais grupos.


Avançar para a próxima aula prática                                       Retornar a prática anterior                                     Retornar ao início do capítulo
%d blogueiros gostam disto: