Práticas Laboratorias em Biologia Vegetal

Início » Blog do livro

Blog do livro

Onde se espera ter mais fotossíntese: na flor ou na túbera (raiz)” E a resposta foi na raiz. Isso se dá porque a fotossíntese vai ocorrer sempre em maior quantidade nos órgãos fontes, e a raiz, nesse caso, é um órgão fonte se comparado a flor? Tem alguma outra explicação sobre essa resposta?

Resposta: Aqui tem uma confusão grande. A raiz muito raramente faz fotossíntese e a flor algumas vezes até faz, mas costuma não ser auto-suficiente. A pergunta acho que foi diferente: Onde se espera que haja maior fotossíntese: numa planta com formação de flor ou com formação de raízes tuberosas? Neste caso sim….a planta que estiver fabricando túberas deve apresentar uma maior fotossíntese pq as túberas são órgãos dreno muito mais fortes que as flores…. Eu disse DRENO e não FONTE. Cuidado pra não confundir

Qual a natureza molecular dos centros de reação PS1 e PS2 presentes na membrana dos tilacóides?

Primeiramente essa é uma Ótima pergunta….. Os Centros de Reação dos fotossistemas 1 e 2 são de natureza lipoprotéica, isso permite que eles possam ser ancorados na membrana tilacoidal e de lá processar a fotossíntese. Enquanto os centros de reação são lipoprotéicos integrais de membrana as antenas são complexos protéicos parcialmente hidrossolúveis que interagem muito bem com o meio aquoso e levemente alcalino do estroma dos cloroplastos. Essa diferença é super importante pq é nas antenas que acontece a hidrólise da água e a liberação de H+ no lume enquanto que nos centros de reação o elétrom é capturado e transportado até o NADP+.

Quando se pode dizer que temos um ftoblastismo positivo

%d blogueiros gostam disto: