Marcelo Francisco Pompelli é professor associado II e aposentado da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Graduado em Ciências Biológicas, modalidade Ciências Médicas (Unochapecó – 1997), mestrado em Biotecnologia Agrícola (UFSC – 2002), doutorado em Fisiologia Vegetal (UFV – 2008). Fez Pós-Doutorado em Bioquímica Vegetal (UFAL – 2008) e em Fisiologia Vegetal (UFv – 2019). Tem mais de 20 anos de experiência no Ensino Médio, Superior e Pós-Graduação. Orientou diversos alunos de Iniciação Científica, alunos bolsistas de extensão, alunos de mestrado, doutorado e participou como Supervisor em Pos-Doutorado. Possui mais de 70 publicações centíficas, como artigos científicos de renome internacional, livros e capítulos de livros. Atua como revisor de mais de 50 revistas internacionais e é membro da Comissão editorial das Revistas Temas Agrários, AMS Environmental Science, e Vegetos – Springer. Atualmente atua como Guest-Editor na Sustainability – MDPI, coordenando o tema Mudanças Climáticas Globais: O que estamos fazendo para mitigar seus efeitos.
Atualmente faz parte do grupo de pesquisas Invepar do Departamento de Ciências Agrícolas da Universidade de Córdoba, Montería, Córdoba, Colômbia.
Atua como pesquisador nas seguintes linhas de pesquisa:
- Fisiologia do estresse salino e hídrico
- Cultivos Vegetais anuais
- Fisiologia de Plantas Lenhosas
- Germinação de Sementes e Quebra de Dormência
- Ecossistema árido, semi-árido e húmido como Mata Atlântica e Caatinga
Foi premiado em 2014 pela Fundação do Amparo a Ciência e Tecnologia (FACEPE) como Melhor Trabalho dentro do tema Ciências Biológicas através da orientação do seu aluno Ricardo Ferreira e em 2016 foi premiado com o prêmio Highly Cited Researchers. 1% most cited Works otorgado pela Thomson Reuters Belgium.
Entre em contato com o autor.